Publicação de livros digitais pela Editora UFMS contempla comunidade universitária e autores externos

Postado por: Crislaine Oliveira

Professores, técnicos administrativos e autores externos à Universidade têm até 4 de setembro para enviarem propostas para a publicação de livros digitais pela Editora UFMS. A oportunidade é viabilizada por meio do edital Publica UFMS 2022 e a inscrição deve ser feita no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj).

Conforme a secretária da Editora UFMS, Elizabete Aparecida Marques, a seleção é voltada a livros de caráter mais teórico e científico de no mínimo 150 e no máximo 300 páginas. “O edital não contempla textos de caráter pessoal como biografias e memórias, nem livros literários e materiais didáticos como manuais, guias e glossários. Dissertações e teses, por exemplo, precisam passar por uma reformulação formal e textual para adequação ao gênero livro e evitar similaridades”, explicou.

As obras têm de ser inéditas e, no caso de autores que não são do quadro da Universidade, devem ser também referentes ao estado de Mato Grosso do Sul. Ao todo serão investidos R$200 mil de recursos próprios da UFMS nesta ação.

Esta é a segunda vez que a publicação é aberta a autores de fora da Instituição. “Trata-se de uma ótima oportunidade para que trabalhos externos à UFMS sejam produzidos e divulgados pela Editora”, apontou a secretária.

O responsável pelo envio da proposta será denominado coordenador e cada coordenador poderá enviar até três livros para publicação em 2022. A previsão de publicação dos livros digitais é de até 12 meses após o envio da versão final do texto e os e-books serão disponibilizados no repositório da Universidade.

Publica UFMS

Além de estimular, incentivar e dar visibilidade e divulgação às produções da Universidade e de autores sul-mato-grossenses, os objetivos do Publica UFMS são fomentar ações de pesquisa e de pós-graduação relevantes para a sociedade, com impactos na formação dos estudantes de graduação e pós-graduação; fortalecer os programas de pós-graduação stricto sensu e a Editora UFMS, contribuindo para as políticas do livro e da leitura no país; e promover a interação transformadora entre a UFMS e outros setores da sociedade, entre outros.

O Publica UFMS já é realizado há quatro anos pela Instituição. “Desde 2019, o edital tem tido uma ótima aceitação no meio acadêmico-científico. Penso que os autores que têm suas obras aprovadas possuem uma ótima oportunidade de divulgar os conhecimentos científicos e tecnológicos de relevância para o desenvolvimento econômico, social, cultural e inovador no estado de Mato Grosso do Sul e Brasil”, finalizou a secretária da Editora UFMS.

 

Texto: Ariane Comineti

 

Compartilhe:
Veja também