Professores e técnicos podem se inscrever para publicar livros digitais pela Editora UFMS

Postado por: Daila Ranielly Nunes Lima

Está aberto o processo seletivo de propostas para publicações de materiais eletrônicos de divulgação técnico-científica pela Editora UFMS, por professores e técnicos-administrativos efetivos da instituição. As inscrições são de fluxo contínuo até 31 de dezembro, para todas as áreas de conhecimento e os interessados devem realizar o cadastro no portal do SigProj. O principal objetivo é fomentar e difundir o conhecimento, técnicas ou tecnologias que sejam relevantes para o desenvolvimento econômico, social, cultural e de inovação de Mato Grosso do Sul.

A diretora da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), Rose Mara Pinheiro, explica que o edital é fundamental para estimular publicações do conhecimento produzido na Universidade, e que este ano ele tem uma novidade, a inclusão de trabalhos realizados por tradutores, ideia que partiu da própria comunidade interna. “O edital é fruto da dedicação e contribuição dos pesquisadores que são membros do Conselho Editorial, que estudaram as melhores soluções para trazer para a nossa comunidade”, explica.

Caso seja de interesse dos participantes, a diretora da Agecom explica que este ano o edital também proporciona que sejam feitas publicações impressas, via Ata de Serviços Gráficos, com recursos da unidade ou do próprio coordenador da proposta, e todos os materiais produzidos ficam disponíveis na Livraria da UFMS, gerenciada pela Fundação de Apoio. “A divulgação científica é a base para o avanço da sociedade e precisamos cada vez mais mostrar a contribuição de uma universidade pública, gratuita e de qualidade para o desenvolvimento do nosso estado e do país”, reforça Rose.

Mais de 100 livros digitais publicados

Em outubro do ano passado, a Editora UFMS comemorou a marca de 100 livros eletrônicos publicados, com acesso gratuito pelo Repositório UFMS. Atualmente, as publicações ultrapassam 130 obras, considerando materiais publicados desde 2020, com editais de apoio, como o Publica UFMS. Todos os e-books podem ser baixados pelos leitores, e o portal tem possibilidade de navegação por título da obra, autores, assunto, tipo de documento e data, por exemplo.

“A Editora UFMS é uma das editoras universitárias que mais publica no país, isso é resultado do suporte oferecido pela Administração aos nossos pesquisadores”, ressalta a diretora da Agecom. A Instituição, de acordo com Rose, está empenhada em fortalecer a graduação e a pós-graduação, tanto a nível nacional quanto internacional, oferecendo conhecimento de excelência que sirva como referência no desenvolvimento profissional e de materiais inovadores para o ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo.

Inscrições e propostas

O coordenador da proposta deve possuir currículo na Plataforma Lattes do CNPq e cadastro no Open Research and Contributors Identification (Orcid), além de ser professor ou técnico-administrativo da UFMS, mediante aprovação do Colegiado de Curso de Graduação ou de Pós-Graduação e da Direção da Unidade. Cada servidor pode enviar apenas uma proposta (tanto como autor, quanto organizador ou tradutor), mas pode incluir um texto de sua autoria em uma coletânea proposta por outro organizador.

A proposta deve ser enviada junto com o miolo da obra, sem nenhuma indicação de autoria ou qualquer forma de identificação dos organizadores, com até 100 páginas, e Termo de Cessão de Direitos Autorais. O coordenador de propostas de obras estrangeiras deve enviar o arquivo da tradução completa, sem nenhuma identificação de quem traduziu e o arquivo do texto original, na língua estrangeira. Além disso, é preciso autorização expressa dos detentores dos direitos autorais para tradução da obra e cessão de direitos da editora original à Editora da UFMS, que deve ser entregue no momento da contratação da obra.

Teses, dissertações e outros trabalhos científicos não serão aceitos, bem como textos de caráter pessoal, como memórias e biografia, e textos literários. Tanto obras originais quanto traduções devem ser apresentadas dentro dos padrões da norma culta do português, com citações e referências dentro das regras da ABNT (NBR 10520 e NBR 6023).

O total de R$200 mil serão investidos nas propostas para despesas de custeio em 2023, provenientes de recursos próprios da Universidade. Caso algum Programa de Pós-Graduação tenha interesse em adicionar novos recursos ao edital, pode ser feito por financiamento externo de projetos ou pelo Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap) da Capes ou da UFMS.

A Editora UFMS se responsabiliza pela produção, divulgação e depósito legal da obra, que receberá o selo da Associação Brasileira de Editoras Universitárias. O prazo para entrega e publicação da obra é de oito meses, contados a partir da entrega do arquivo final para a diagramação e produção. O resultado preliminar da seleção será divulgado aqui, abrangendo tantos as propostas que se enquadraram quanto as que não se enquadraram.

O professor da Faculdade de Educação, Rafael Rossi, que já publicou três livros pela Editora da UFMS e está próximo de publicar a quarta obra, acredita que o edital possui grande relevância social e formativa, principalmente porque vai de encontro com a missão da UFMS de desenvolver e socializar o conhecimento, avançando no caminho de aproximar os pesquisadores e a sociedade.

“A Editora da UFMS tem demonstrado um grande esforço e empenho durante todo o processo: submissão das propostas; análises; orientação durante a dinâmica de diagramação e editoração; enfim, só tenho a agradecer a atenção e educação que me foram dispensadas nessas experiências dos últimos quatro anos”, comenta.

Qualquer dúvida ou esclarecimento, basta entrar em contato com a Editora UFMS, pelo e-mail sedit.agecom@ufms.br.

Confira o edital na íntegra: aqui.

 

Texto: Agatha Espírito Santo