Descrição
O livro “Tecnologias digitais e reinvenções de práticas educativas em diferentes cenários formativos” agrega dez trabalhos que foram construídos em torno da proposta central do livro, que tem como objetivo apresentar experiências e discussões teóricas e metodológica acerca da integração do uso de tecnologias digitais na práticas pedagógica em diferentes cenários formativos. Esses cenários, que estão sempre em transição, apontam para a necessidade de transformação e reinvenção crítica das práticas educativas com e a partir do uso de tecnologias digitais. Nos diferentes espaços e níveis de formação, nós presenciamos uma ressignificação do papel dos professores e professoras e também do papel dos estudantes. Cada um dos capítulos que se seguem apresenta uma história e um cenário formativo particular, mas todos eles compartilham experiências inovadoras com foco na aprendizagem e na utilização de tecnologias digitais em contextos educativos. Nossa intenção é a de socializar e dar visibilidade às pesquisas acadêmicas com temáticas relacionadas à tecnologias digitais e formação de professores com foco na reinvenção das práticas educativas. De forma transversal, os trabalhos reunidos neste livro digital demonstram que, mesmo com a intensificação do uso de tecnologias digitais, o trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores e professoras continua sendo primordial para mediação, afetividade, curadoria e acompanhamento dos estudantes no caminho de aprendizagem e do conhecimento.
Organizadoras: Daiani Damm Tonetto Riedner, Maria Cristina Lima Paniago e Miriam Brum Arguelho
ISBN: 978-65-89995-38-8
Ano: 2022