Políticas Educacionais: Legislação e desafios contemporâneos Volume II

Descrição

A Coletânea trata sobre Políticas Educacionais em suas diferentes nuances. O objetivo é constituir bibliografia atualizada tanto para graduação quanto para pesquisas em pós-graduação. Os capítulos tratam dos seguintes temas: legislação e políticas curriculares no Brasil e a relação curricular com o momento histórico atual; políticas para formação docente, cujo enfoque é dado à política de formação de professor a partir da Resolução CNE/CP nº 2/2019, de no 2, de 20 de dezembro de 2019, da BNC-Formação e da Resolução CNE/CP no 1, de 27 de outubro de 2020, e da BNC-Formação Continuada; financiamento da educação para a educação básica no Brasil em suas determinações históricas, jurídico-legais e conjunturais; conselhos de educação nos diferentes espaços da federação brasileira, sejam eles nacionais, estaduais ou municipais enquanto estratégia privilegiada de democratização das ações do Estado, sendo partícipes das políticas setoriais na área de educação; políticas de alfabetização no contexto da formação continuada de professores(as) alfabetizadores(as); educação de jovens e adultos, que visa apresentar os aspectos gerais da Educação de Jovens e Adultos, em especial a legislação vigente e a sua organização; reflexões sobre o contexto brasileiro da Educação Profissional; educação do campo e políticas públicas vinculadas às necessidades e interesses dos povos do campo, das águas e das florestas; educação quilombola, audismo no Brasil e modelos educacionais para sujeitos surdos; recomendações da OCDE quanto à utilização de ferramentas de accountability em associação com mecanismos de avaliação educacional. Tais discussões não esgotam as temáticas emergentes em políticas educacionais, ao contrário, contribuem significativamente para a compreensão do campo e suas determinações na educação.

Organizadora: Andreliza Cristina de Souza

ISBN: 978-85-7613-749-8

Ano: 2025