Políticas educacionais: legislação e desafios contemporâneos

Descrição

Esta Coletânea contempla diferentes temáticas relacionadas à Política Educacional brasileira. Pesquisadoras e pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e especialistas da área, fazem uma discussão atual e necessária sobre os caminhos das políticas educacionais, da educação básica à educação superior, de forma a contribuir para a ampliação do referencial teórico a ser utilizado em disciplinas que tratam do tema em cursos de graduação e pós-graduação. Buscou-se que os textos tivessem um caráter ao mesmo tempo objetivo e aprofundado: linguagem acessível, mas com profundidade teórica suficiente de forma a atender tanto estudantes de graduação quanto servir de referência para pesquisas em políticas educacionais. Contando com 13 capítulos, são discutidos diferentes aspectos da educação, tais como: o ensino da Política Educacional no Brasil e sua importância para a formação de professoras e professores; reflexões sobre a educação como direito de todos a ser assegurada de forma isonômica; análise do Estado no contexto da forma capitalista de sociabilidade a fim de problematizar como a luta de classes direciona antagonisticamente as disputas por projetos educativos; aspectos principais da educação no Brasil em diferentes momentos históricos; legislação, organização e as políticas para o Ensino Médio no Brasil atual; legislação, a organização e as políticas da educação superior com vistas ao fortalecimento da formação de professores; práticas excludentes que marcaram a trajetória sócio-histórica das pessoas com deficiência; o conceito, as características e as políticas da modalidade de educação a distância no Brasil; elementos da educação escolar indígena conquistados pelo protagonismo dos movimentos indígenas após a Constituição Federal de 1988; características do processo de construção da avaliação da educação infantil no Brasil; debate sobre a avaliação externa em larga escala da educação básica; percurso da avaliação da educação superior no Brasil. Espera-se que esta obra venha ao encontro de estudantes e docentes que buscam um novo olhar sobre as políticas educacionais atuais.

ORGANIZADORA: Andreliza Cristina de Souza

ISBN: 978-85-7613-650-7

Ano: 2024