Descrição
O livro Percursos na formação em arte: abordagens e reflexões epistemológicas, é uma publicação que contempla textos elaborados por professoras e professores em atuação no Programa de Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES) na Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Com o objetivo de apresentar suas pesquisas acadêmicas com viés para o ensino de Arte, o grupo de docentes compartilha reflexões pela perspectiva dos percursos que movimentam seu trabalho institucional. Nestes percursos, manifestam-se as epistemologias que envolvem saberes e conhecimentos acompanhados pelo atravessamento das experiências pelas quais nos compreendemos em um lugar. Nesse contexto, o artigo que abre o conjunto de textos, O processo de ensino e aprendizagem, a atividade criadora e o trabalho pedagógico: caminhos para pensar a formação de professores em artes visuais, de Vera Lucia Penzo Fernandes, convida a reflexões sobre a relação entre a pesquisa e a formação docente a partir dos atravessamentos que envolvem escolhas nessas atuações. O artigo Regência coral infantojuvenil: pesquisa, extensão e ensino na UFMS, de Ana Lúcia Iara Gaborim Moreira, apresenta dados de uma pesquisa realizado pela autora. O texto Coli$ão, arte contemporânea e elevação estética, de Paulo Cesar Duarte Paes, apresenta considerações em torno da arte contemporânea, compartilhando reflexões sobre a necessidade de se vivenciar as formas artísticas em geral por sua aproximação histórica. Na continuidade desta publicação o artigo América-Latina, presente! Fundamentos do ensino da arte latino-americana, de Simone Rocha de Abreu, desafia uma revisão do currículo para o ensino de Artes Visuais, de forma a incluir referências artísticas latino-americanas para as experiências do trabalho docente. No artigo Cultura popular brasileira e educação contra colonial: o conhecimento corporal e as epistemologias advindas dos povos originários, de Gabriela Di Donato Salvador Santinho, a autora organiza a partir de sua experiência poética com o grupo de pesquisa que coordena, reflexões que contemplam a relação intrínseca de seu trabalho com a cultura popular, desde referenciais teóricos até as práticas de ensino que se manifestam em especial pelas danças populares brasileiras. Contemplando também o ensino de dança, o texto O corpo move sendo: práticas artísticas e pedagógicas entre a dança, a educação somática e a performance como territórios cartográficos, de Dora de Andrade Silva, realizado a partir da investigação de processos artísticos e pedagógicos que a autora realiza em sua prática docente e poética, reforça a ideia do corpo como princípio e meio para a construção do conhecimento e sua assunção reflexiva, desde a aderência de seus sujeitos em todas as etapas desses processos. O texto que encerra o livro e este grupo, Por quem somos e seremos: fenomenologia, saberes populares, arte e docência, de Paulo César Antonini de Souza, articula aportes convencionais e de outras origens visando a compreensão da experiência estética no desenvolvimento formativo para o ensino de Arte a partir de um exercício de horizontalidade, ética e respeito no que tange aos processos educativos para a formação e atuação docente.
Organizadores: Paulo César Antonini de Souza, Simone Rocha de Abreu e Vera Lucia Penzo Fernandes
ISBN: 978-65-89995-25-8
Ano: 2022