Descrição
O livro sintetiza reflexões desenvolvidas por vários professores(as) no entorno da temática de escolares em condição de deficiência. Seu corpus teórico aponta para uma crescente mudança nas formas de entendimento e atendimento de crianças e adolescentes em condição de deficiência. Estas deixam de ser entendidas como não humanas e com “atendimento” que lhes negava o direito a vida; passam a ser percebidas como seres possuidores de alma, mais a frente pacientes e atendidas como doentes. Hoje, vistas como crianças e adolescentes que são e, nas escolas atendidas como escolares. Apresenta de forma atualizada, tópicos referentes à pessoa com deficiência, políticas, atendimento escolar e, principalmente, as relações humanas aí presentes. Busca ainda, o diálogo com questões que envolvem a ética e, portanto, os valores presentes neste contexto de interações. Discorre sobre pontos da história do atendimento escolar de crianças e adolescentes com deficiência. Apresenta o relatório da UNESCO Sobre o Monitoramento Global da Educação da América Latina e Caribe, em suas pontuações quanto ao contexto brasileiro. Trata sobre a gestão escolar, permeando o político e o pedagógico, fenômenos entendidos dentro de um projeto participativo na escola. Assim como a reflexividade do professor(a), relacionado esta a sua formação continuada e a escola inclusiva. Reflete a partir do paralelo entre a inclusão social, a inclusão educacional, tendo como fundamentação os estudos culturais. E, ainda, aborda o fenômeno infância, ser criança e o fenômeno deficiência pelo viés da Sociologia da Infância, da Inclusão e do Desenho Universal de Aprendizagem.
Organizadores: Rita de Fátima da Silva Rosas de Castro
Vera Lucia Gomes
ISBN: 978-65-89995-41-8
Ano: 2022






