Licenciaturas em Matemática como produção narrativa: aberturas para experiências

Descrição

O texto apresenta a versão livro de uma tese de doutorado que buscou investigar como cursos de Licenciatura em Matemática são construídos narrativamente por seus estudantes quando esses são indagados acerca de sua formação inicial para atuarem como professores de Matemática na Educação Básica. Para isso, foram realizadas entrevistas com grupos de licenciandos em matemática, ingressantes e concluintes, de instituições públicas de ensino superior do Brasil. Diante dessas entrevistas optou-se pela realização de uma análise narrativa, na perspectiva de Bolívar, Domingo y Fernández (2001), tendo em vista a possibilidade de explorar as singularidades percebidas nesses encontros. Como olhar teórico os estudos desenvolvidos por Larrosa (2016) acerca da noção de experiência e por Skliar (2003) quanto a leitura do outro mostraram-se um caminho produtivo para a produção de compreensões acerca do material produzido. As narrativas evidenciam os silenciamentos que perpassam as formações desses estudantes e os afetam, tais como o afastamento da escola e a falta de diálogo com o curso. Além disso, as relações humanas vivenciadas no convívio com professores, a afetividade e o acolhimento são traços significativos de suas narrativas.

Autora: Adriana Barbosa de Oliveira

ISBN: 978-65-89995-80-7

Ano: 2021