Descrição
Apresenta resultados e encaminhamentos de uma experiência de trabalho colaborativo com professores que ensinarão Matemática. No escopo dos processos empreendidos, objetiva compreender em que medida a dinâmica do “Grupo de Práticas Colaborativas em Educação Matemática nos anos iniciais” (GPCEMai/UFMS) contribui para a mobilização de saberes sobre a docência de futuros professores da licenciatura em Pedagogia do Campus Naviraí (CPNV). Para este fim, os dados foram produzidos no contexto de um grupo em exercício na perspectiva de acompanhar a dinâmica elegida para estudos e reflexões durante o ano de 2018: a resolução de problemas. A pesquisa-ação estratégica fora a abordagem metodológica, no campo da pesquisa qualitativa, adotada para o tratamento dos dados da dinâmica instituída nos processos de interação entre os colaboradores da investigação: 4 professores em formação inicial, sendo estes Alice, Amanda, Larissa e Frederico. Os resultados apontam que a inserção de futuros professores, no GPCEMai/UFMS, contribuiu, sobremaneira, para instituir uma cultura formativa na perspectiva do desenvolvimento profissional e inserção nos processos de ensino e aprendizagem matemática.
Autores: Marcielli de Lemos Cremoneze, Klinger Teodoro Ciríaco e Ana Carolina Faustino
ISBN: 978-65-86943-34-4
Ano: 2021