Descrição
Esta obra surgiu da dificuldade encontrada ao ministrar o curso de Instrumentação para o Ensino de Física do curso de Licenciatura em Física da UFMS, oriunda da necessidade de recorrer a materiais de diversas fontes, muitas das quais de difícil acesso para os alunos. A obra trata nos primeiros capítulos de temas de maior abrangência, ligados à concepção de Educação e à concepção epistemológica do ser professor.A seguir, são abordadas as teorias de aprendizagem “clássicas”: o Comportamentalismo de vertente Skinneriana, a Teoria Psicogenética piagetiana, a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e a Teoria Sócio-Histórica de Vygotsky. Na sequência, o Planejamento do Ensino é discutido e várias técnicas de ensino são apresentadas e analisadas (a aula expositiva, o uso de materiais audiovisuais, diferentes técnicas de trabalho em grupo, etc.). Para finalizar, é discutido a questão da avaliação e a construção de teses.
Autor: Paulo Ricardo da Silva Rosa
Ano: 2010
ISBN: 978-85-7613-275-2