Descrição
A proposta deste livro tem o sentido de contribuir com as discussões e pesquisas sobre formação continuada de professores de Ciências a partir da utilização de Sequências Didáticas, contendo atividades experimentais investigativas, com o intuito de despertar a autonomia e emancipação intelectual crítica, para decidir sobre “o que” e “como” desenvolver o ensino junto ao seu aluno, além de propiciar a compreensão sobre a Alfabetização Científica. Ele apresenta resultados das formações ocorridas na rede pública de ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS). As formações tiveram por base as investigações e intervenções do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores e Ensino de Ciências — GEPFOPEC (UFMS/CNPq) no período 2013-2019. O livro é divido em três partes: 1. Formação de Professores de Ciências do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande —MS” (SEMEDIUFMS); 2. Sequências Didáticas produzidas por professores de escolas estaduais de MS, a partir do projeto “Pesquisa e inovação do trabalho pedagógico nos laboratórios escolares: a formação de professores de ciências da natureza em questão” (UFMS/SED/FUNDECT-MS) e, 3. Sequências Didáticas como produtos de pesquisa de Mestrado em Ensino de Ciências (INFI/UFMS).
Organizadoras: Vera de Mattos Machado, Cristiane Miranda Magalhães Gondin e Suzete Rosana de Castro Wiziack
ISBN: 978-65-86943-75-7
Ano: 2021