Descrição
A coletânea tem como eixo central dois conceitos: a educação e a inclusão social na sua relação, abordados de dois pontos de vista, uma das teorias, dos discursos e o outro das práticas sociais. Tais abordagens, às vezes estão inseridas no mesmo ensaio, outras vezes há ensaios mais teóricos e outros que relatam experiências mais práticas. O tema da educação, por sua vez, é trabalhado de dois pontos de vista gerais: a educação como direito, (ou o direito à educação), e a educação em direitos humanos, ou seja, também as duas abordagens às vezes se confundem, embora o primeiro tema seja dominante. O outro grande eixo temático é a inclusão, abordada principalmente do ponto de vista educacional, como inclusão escolar, nas suas várias formas e aspectos, (especialmente nas duas primeiras partes, Direito Humano à educação e Inclusão, tecnologia e educação especial) mas também de forma mais geral como inclusão social em outros contextos que não o escolar( especialmente na terceira parte, Direitos Humanos e Ciências Sociais e Jurídicas). Os ensaios mostram duas coisas; de um lado que isto está longe de acontecer: apesar de todos os esforços, o crescimento da educação e da cultura não acompanhou o crescimento econômico e não permitiu assim um crescimento mais qualitativo; por outro lado, os ensaios mostram o trabalho cotidiano, capilar, minucioso dos profissionais da educação, em todos os níveis e incluindo a educação especial, para promover uma cultura da tolerância, do respeito, da inclusão, da justiça e de todos os valores que compõem o ethos dos direitos humanos. (Giuseppe Tosi)
Autor: Washington Cesar Shoiri Nozu, Marcelo Prereira Longo e Marilda Moraes Garcia Bruno (orgs.)
Ano: 2014
ISBN: 978-85-7613-474-9