Livro sobre história e democracia marca o segundo lançamento da Editora UFMS na 71º SBPC

Postado por: Caio Paula

O livro Histórias, Democracia e Possibilidades do Saber Histórico teve seu lançamento hoje, 24, no estande da Editora UFMS na 71º Reunião Anual da SBPC. A obra, uma coletânea de artigos organizados pelos professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Henry Marcelo Martins da Silva, Renato Jales Silva Júnior, Luiz Carlos Bento, se debruça sobre a questão da história e o seu papel para a construção de uma sociedade democrática.

Luiz Carlos Bento, Henry Marcelo Martins da Silva e Renato Jales Silva Júnior da esquerda para direita

De acordo com o professor Henry Marcelo, a obra teve origem em uma sessão de Mato Grosso do Sul no evento estadual da  Associação Nacional de História, quando foi realizado na cidade de Coxim, interior de MS. “O título do livro é o título do evento. Tentamos então articular a discussão dentro da perspectiva aberta e plural da historiografia, daí o título, algo que é bastante amplo para ser trabalhado”, conta o autor.

Segundo o organizador Renato Jales, a discussão do evento, realizado em 2016, foi marcada pelas discussões do contexto político e social da época, o que refletiu diretamente na produção dos artigos publicados no livro. “Nós sabemos que de 2016 pra cá o processo político se desenrolou de uma forma mais imposta, tendo seus debates silenciados. Foi um tempo de discussão sobre o ensino de história também. 

Para o professor Luiz Carlos Bento, um dos organizadores, a coletânea marca diversas disputas que estavam se acirrando em 2016, tanto no campo da político quanto no campo social. Ele ainda ressalta a importância da presença de diversos professores renomados na construção da obra juntamente aos professores da UFMS. “Uma das marcas da coletânea é essa presença multi-institucional. Então, em um momento que a UFMS está recebendo um evento nacional como a SBPC é importante pensar essas problemáticas de maneira cada vez mais conjunta.”

No dia 25 é a vez do livro Toponímia –  Volume 1, uma compilação que reúne trabalhos sobre os nomes de acidentes físicos (rios, lagoas, corixos, baías, cachoeiras, saltos…) e de povoados, vilas e cidades do Estado de Mato Grosso do Sul organizado por Aparecida Negri Isquerido. O penúltimo dia da SBPC, 26,  acontece o lançamento do livro Para fazer chorar as pedras, de autoria de Evandro Higa, investigação etnomusicológica, aclarando no subtítulo que aborda guarânias e rasqueados em um Brasil fronteiriço, referindo-se a esses gêneros musicais no Mato Grosso do Sul, nas décadas de 1940 e 1950.

Compartilhe:
Veja também