Editora lança novos livros com acesso on-line gratuito em maio

Postado por: Lilian Aguilar Teixeira

Neste mês de maio, a Editora da Universidade vai disponibilizar no Repositório Institucional da UFMS  cinco novos livros contemplados pelo edital Publica UFMS. “Todos estarão disponíveis para acesso gratuito no repositório institucional da Universidade”, explica a chefe da Divisão da Editora (Diedu) Elizabete Aparecida Marques. A Diedu está vinculada a Agência de Comunicação Social e Científica.

Lugares da cidade – reflexões historiográficas sobre a produção do espaço urbano é o título da obra que já está disponível para leitura. A autoria é do professor do campus de Coxim da UFMS Renato Jales Silva Junior coordena o curso de História e também é líder do Grupo de Pesquisa História, Cultura e Sociedade e membro do GT Ensino de História, seção Mato Grosso do Sul. “A pesquisa foi realizada em diversas fontes, pela leitura e interpretação de vasta bibliografia sobre a História Social e a produção dos espaços urbanos e, o que considero mais importante, para contribuir na construção de uma historiografia sobre as cidades no Mato Grosso do Sul em especial a cidade de Campo Grande”, comenta Renato.

Outra obra contemplada pelo edital Publica 2019 foi Drones: Guia Básico Para Mapeamento Aéreo organizada pelo biólogo Roberto Macedo Gamarra. Roberto atua como técnico no Laboratório de Geoprocessamento para Aplicações Ambientais e como professor voluntário no programa de pós-graduação em Recursos Naturais da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia. “O objetivo deste guia é orientar o processo de trabalho com os drones, permitindo o correto manuseio prático da ferramenta. Pensamos em criar um roteiro operacional utilizando técnicas e testes de manuseabilidade e processamentos em softwares aplicados a essa finalidade, descrevendo etapas e experiências situacionais”, explica Roberto. De acordo com ele, o guia também tem por finalidade evitar incidentes que podem ocorrer por alguma negligência com equipamento, seja na etapa de planejamento, controle ou manutenção.

Com lançamento previsto para maio também está o livro Discurso religioso: semiótica e retórica, de autoria da professora da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação Sueli Maria Ramos da Silva. “Nosso trabalho espera contribuir com as perspectivas contemporâneas de retorno em direção à retórica mediante o estudo dos discursos de fundação, de fidelização e de divulgação religiosa, com o exame da própria esfera de circulação do sentido religioso, ou seja, com reflexões a respeito do discurso religioso, como enunciado, enunciação, éthos , estilo e aspecto”, explica a professora.  Para Sueli, estudos referentes ao campo discursivo religioso no âmbito semiótico requerem maior aprofundamento e explicitação. “A limitação de trabalhos que teriam versado sobre o tema proposto, acrescentando-se, ainda, no que diz respeito à publicação em livros, a escassez da temática da religiosidade alicerçada pelo arcabouço da teoria semiótica, contribuem para a necessidade de publicação e a consequente visibilidade de ampliação no mercado editorial brasileiro”, ressalta.

A pesquisa científica em saúde: concepção, execução e apresentação é o título do livro organizado pela professora Sonia Maria Oliveira de Andrade. Sonia atua como docente e pesquisadora nos programas de pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias, Saúde e Desenvolvimento na Região Centro Oeste, Enfermagem e Saúde da Família. “O material constante do livro foi utilizado nas aulas da graduação e pós-graduação desde o ano de 2001. Em 2015, decidimos lançar a primeira edição em formato de livro, publicada no mesmo ano pela Editora UFMS. As constantes modificações decorrentes da produção ininterrupta do conhecimento torna imperiosa a atualização de documentos impressos, notadamente aqueles que apresentam normas cuja modificação se dá em tempos que demandam ajustes frequentes. Assim, o formato de livro digital possibilita o acesso ampliado, bem como a oportunidade de atualizações que diminuam os custos com o material impresso que, independentemente da vontade de autores e editores, torna-se desatualizado”, explica Sonia.

Ainda em maio deve ser lançado o livro Percursos e Histórias sobre a Formação de Professores na Licenciatura Intercultural Indígena “Povos do Pantanal” na UFMS de autoria do assistente em administração do campus de Aquidauana da UFMS Vlademir Sérgio Bondarczuk. Vlademir também atuou como professor voluntário nos cursos de Pedagogia e Licenciatura Intercultural Indígena “Povos do Pantanal”. A obra resultou de sua pesquisa de mestrado que teve como objetivo traçar compreensões sobre o curso de Licenciatura Intercultural Indígena oferecido em Aquidauana. “Essas compreensões foram traçadas na elaboração de uma narrativa, apresentada ao final do trabalho, na qual buscamos caracterizar os processos que levaram à criação, implantação e estruturação, bem como os perfis do corpo docente e a estrutura física da instituição, constituindo uma versão histórica sobre o curso”, explica. “A obra é importante à medida que relata, sob o olhar de professores e alunos, a história da criação do curso na UFMS”, conclui.

Publica 2020

Lançado no ano passado, o edital Publica UFMS tem como objetivo estimular a produção e a divulgação de conteúdos digitais, bem como melhorar a qualidade das publicações de servidores da Universidade, dando visibilidade às publicações produzidas em todas as áreas do conhecimento. Professores e técnicos-administrativos da Universidade já podem submeter propostas para o edital de 2020. Serão contempladas até 30 obras e as submissões devem ser feitas exclusivamente pelo Sigproj até 23 de junho.

“Ações como o edital Publica UFMS são de fundamental importância para estimular a difusão do conhecimento científico-intelectual produzido no âmbito institucional. É uma oportunidade que a Editora oferece aos pesquisadores, professores e ténicos-administrativos para que eles possam dar visibilidade aos resultados de suas pesquisas, contribuindo, ainda mais, para a expansão e solidificação do conhecimento gerado pela UFMS em Mato Grosso do Sul. Esperamos e contamos com a participação de que pretendam divulgar seus saberes por meio da publicação de suas obras em formato digital”, afirma a chefe Diedu. Confira mais informações sobre o edital Publica 2020 aqui.

Para acessar as publicações:  https://bibliotecas.ufms.br/acervos/repositorio-institucional/

 

Texto: Vanessa Amin, com informações da Editora UFMS