Em comemoração ao Dia Mundial do Livro, Editora lança cinco obras com acesso on-line gratuito

Postado por: Lilian Aguilar Teixeira

Nesta semana, a Editora da Universidade vai disponibilizar no Repositório Institucional da UFMS e no seu catálogo de publicações novos livros contemplados pelo edital Publica UFMS. “Estes são os primeiros livros em formato digital lançado neste ano. Todos estarão disponíveis para acesso gratuito em nosso site e no repositório institucional da Universidade”, explica a chefe da Divisão da Editora (Diedu) Elizabete Aparecida Marques. A Diedu está vinculada a Agência de Comunicação Social e Científica. Dentre as obras, quatro estarão disponíveis já nesta quinta-feira, 23.

Temas transversais para a formação médica: reflexões teóricas é o título da obra coordenada pelas professoras dos cursos de Enfermagem e Medicina do campus de Três Lagoas (CPTL) Juliana Dias Reis Pessalacia, Tatiana Carvalho Reis Martins, Bruna Moretti Luchesi e Priscila Balderrama. “O ensino médico no Brasil apresenta como desafios a formação de profissionais generalistas, humanistas, críticos, reflexivos e comprometidos com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta obra reflete o empenho dos docentes do curso de Medicina do CPTL para implementar um Projeto Político Pedagógico de Curso (PPC) comprometido com o novo perfil exigido para a formação médica no país e traz reflexões sobre temas transversais na formação médica”, explica Juliana.

O segundo E-book disponível é Os dilemas de Leonel: trabalho, moral e mudança social na selva alta peruana de autoria do professor da Faculdade de Ciências Humanas Ricardo Luiz Cruz, que traz como tema a trajetória profissional de um comerciante de café do Peru. “Trata-se de uma etnografia feita com base nas minhas pesquisas na ‘selva alta peruana’, uma região atravessada pela produção do grão em ‘pequenas’ e ‘médias’ propriedades, onde os agricultores costumam condenar moralmente quem comercializa seus produtos, por considerarem que eles se beneficiariam injustamente dos seus esforços no campo, ao lucrarem com eles sem dar uma contraparte satisfatória”, conta o autor. De acordo com Ricardo, o protagonista do livro é um filho de cafeicultores com o qual ele conviveu de perto. “O foco da análise são os dilemas morais que vivenciou como um comprador de café numa cooperativa de produtores e enquanto um cada vez mais conhecido comerciante do grão. O objetivo é explicar como esses dramas foram cotidianamente construídos por meio das tensões entre as diferentes expectativas ou demandas a respeito de seus trabalhos. Ele acabou se tornando um dos maiores comerciantes de café no país. Sua trajetória se colocou como um novo referencial nas discussões sobre a legitimidade do comércio agrícola entre as pessoas ao seu redor ligadas ao universo rural”, comenta.

Outra obra lançada é o livro Guia prático de antropometria para adultos: técnicas, índices e indicadores. De autoria das professoras da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição Priscila Milene Angelo Sanches, Deise Bresan e Patricia Vieira Del Ré, a obra apresenta técnicas, índices e indicadores antropométricos mais utilizados, na atualidade, para indivíduos adultos no campo da nutrição. “As fotos apresentadas nas técnicas de medições denotam atenção a detalhes sutis que na descrição textual dos procedimentos, muitas das vezes, não são identificados pelo leitor. Nossa expectativa com esta obra é contribuir para o aprimoramento do conhecimento e para a divulgação da antropometria. Certamente será um material de ampla utilidade para estudantes e profissionais da Nutrição e será útil também como guia de bolso no dia a dia do profissional”, comentam as autoras.  De acordo com elas, o propósito também é facilitar, por meio de linguagem clara e objetiva, a avaliação antropométrica de adultos na prática clínica, já que na literatura há um grande espectro de métodos e técnicas para estimar a composição corporal.

Com reflexões sobre a especificidade da educação escolar e a importância do trabalho do professor, com foco, em seus processos formativos, o professor da Faculdade de Educação da Cidade Universitária Rafael Rossi escreveu o livro Educação escolar e formação de professores: a prática da crítica e a crítica da prática. O livro conta com a co-autoria de Aline Santana Rossi e traz uma análise histórica, social e pedagógica no intuito de apreender e explicitar a natureza da dimensão educativa e, em especial, da educação escolar. “Demonstramos que, apesar dos inúmeros obstáculos, há a necessidade em retomar a importância dos conteúdos escolares clássicos elaborados pela humanidade ao longo do processo histórico e o papel do professor nessa dinâmica de transmissão e apropriação dos conhecimentos elaborados e sistematizados pela humanidade. Tal premissa se fundamenta de uma perspectiva preocupada com o processo de desenvolvimento humano em seu caráter crítico e multidimensional”, comentam os autores.

Ainda com previsão de lançamento nos próximos dias, Sensoriamento Remoto para fins geológicos: noções teóricas e práticas de autoria do professor Antonio Conceição Paranhos Filho, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia, apresenta ferramentas e métodos para a realização de detalhamento de mapa geológico e estudos locais de forma acessível, utilizando imagens de satélite gratuitas e softwares livres. “A possibilidade de se utilizar ferramentas disponíveis que não exigem recursos financeiros representa uma grande oportunidade para o desenvolvimento científico e acadêmico”, destaca o professor. De acordo com ele, o livro apresenta uma série de tutoriais que poderão auxiliar em estudos geológicos, desenvolvimento de mapas, fotointerpretação de imagens de satélite e extração automática de drenagem, em diversas áreas científicas, favorecendo principalmente os acadêmicos através de ferramentas acessíveis para o desenvolvimento de seus trabalhos.

Lançado em 2019, o edital Publica UFMS tem como objetivo estimular a produção e a divulgação de conteúdos digitais, bem como melhorar a qualidade das publicações de servidores da Universidade, dando visibilidade às publicações produzidas. Para acessar as publicações no repositório da UFMS:  https://repositorio.ufms.br:8443/jspui/handle/123456789/3432

 

Texto: Vanessa Amin, com informações da Editora UFMS

Compartilhe:
Veja também