Catálogo 2025
Caderno técnico: boas práticas em produção animal
Organizador: Alexandre Menezes Dias
Resumo: O livro Caderno Técnico: Boas Práticas em Produção Animal é um guia prático e atualizado voltado para produtores rurais, técnicos e estudantes das ciências agrárias. A obra reúne orientações que conciliam eficiência produtiva e preservação ambiental, incentivando a adoção de estratégias sustentáveis na criação de animais.
Resultado de uma iniciativa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o material oferece suporte técnico abrangente e fundamentado, promovendo uma produção animal responsável e integrada à conservação dos ecossistemas.
Poder, sujeito e a análise de discurso: pesquisas e produções desenvolvidas no âmbito do Grupo de Estudo e Investigação Acadêmica nos Referencias Foucaultianos – GEIARF
Organizadores: Carlos Roberto de Oliveira Lima e Thaís Cardozo de Souza
Resumo: A obra reúne pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo de Estudo e Investigação Acadêmica nos Referenciais Foucaultianos (GEIARF), vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAED/UFMS). Baseadas nos pressupostos teóricos de Michel Foucault, as abordagens apresentadas exploram diferentes formas de análise sobre a formação de subjetividades nos espaços de educação, além de discutir temas relevantes como promoção da saúde prisional, fluxos migratórios e outras questões de grande relevância para a atualidade.
Variação linguística em perspectiva
Organizadoras: Beatriz Aparecida Alencar e Daniela de Souza Silva Costa
Resumo: A obra reúne 14 capítulos dedicados ao estudo da Língua Portuguesa em seus aspectos fonético-fonológicos, léxico-semânticos e sintáticos, bem como às relações com línguas indígenas, línguas minoritárias e a Língua Brasileira de Sinais. Produzidos por pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, os textos têm como base teorias sociolinguísticas e dialetológicas, apresentadas no Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. O livro contribui para a compreensão da diversidade linguística brasileira, suas culturas e identidades, sendo de interesse para professores, estudantes e estudiosos da língua.
Estudos Culturais e Educação: Abordagens interdisciplinares na sociedade da diferença
Organizadoras: Janete Rosa da Fonseca e Priscila Gambarra de Souza Portocarrero
Resumo: A obra reúne reflexões sobre identidade docente, pedagogia universitária, alteridade, decolonialidade, estudos culturais, gênero, raça, culturas e práticas sociais, educação e inclusão. Escrita por diferentes autores, adota uma abordagem interdisciplinar comprometida com a ampliação da representatividade epistemológica e com o papel transformador da academia. O livro propõe uma análise crítica dos fenômenos interculturais e de sua relação com a educação e a sociedade, discutindo questões essenciais ao desenvolvimento de projetos de nação e à construção da sociedade desejada.
Onça-pintada (Panthera onca): Guia de conservação e sustentabilidade
Autores: Júlio César de Souza, Nathalia Steinle e Carolina Fregonesi de Souza
Resumo: Diante da redução das áreas protegidas e do avanço da produção de alimentos para atender à crescente demanda populacional, este estudo analisa a interação entre pecuária de corte e fauna silvestre, com ênfase na onça-pintada (Panthera onca). A pesquisa, baseada em coletas diretas e monitoramento por câmeras trap, busca compreender o comportamento alimentar e a distribuição da espécie, visando criar estratégias para minimizar a predação de rebanhos e mitigar conflitos. Ao integrar conservação da biodiversidade e produção sustentável, o trabalho oferece subsídios para políticas públicas e ações que promovam o equilíbrio entre as necessidades humanas e a preservação das espécies nativas.
Políticas Educacionais: Legislação e desafios contemporâneos (Vol. II)
Organizadora: Andreliza Cristina de Souza
Resumo: A coletânea reúne estudos sobre políticas educacionais sob múltiplas perspectivas, oferecendo uma bibliografia atualizada para cursos de graduação e pesquisas de pós-graduação. Os textos abordam aspectos como legislação, políticas curriculares, formação docente, financiamento da educação, democratização das decisões por meio de conselhos, alfabetização, educação de jovens e adultos, educação profissional, educação do campo, educação quilombola, inclusão de sujeitos surdos e instrumentos de avaliação e accountability. Ao articular diferentes enfoques teóricos e práticos, a obra contribui para ampliar a compreensão das políticas educacionais no Brasil, suas determinações históricas e seus desafios contemporâneos.
As experiências do Programa de Residência Pedagógica/UFMS em contexto de pandemia
Organizadoras: Marta Costa Beck e Heloísa Laura Queiroz Gonçalves da Costa
Resumo: A obra reúne trabalhos desenvolvidos por residentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em escolas da Educação Básica, realizados com o acompanhamento de preceptores — professores da rede básica — e orientadores — docentes da UFMS. O conteúdo reflete experiências formativas que integram teoria e prática, fortalecendo a relação entre a universidade e a escola.
Educação de Surdos: tensões e saberes educacionais em debate (Vol. II)
Organizadores: Carlos Roberto de Oliveira Lima e Katicilayne Roberta de Alcântara
Resumo: A obra apresenta diversas abordagens que refletem a atualidade da educação bilíngue para surdos, destacando ações antirracistas, o ensino de Libras em escolas de Mato Grosso do Sul e a importância histórica da antiga escola para surdos de Campo Grande (CEADA). Também aborda experiências e protagonismos de alunos surdos, políticas de apoio ao surdo Terena, práticas profissionais de tradução e interpretação, além de discussões sobre o ensino de matemática para surdos. A obra evidencia o posicionamento dos surdos como sujeitos que vivem na interseção entre a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa escrita.
Práticas pedagógicas no ensino de jornalismo na UFMS
Organizadoras: Daniela Cristiane Ota e Taís Marina Tellaroli Fenelon
Resumo: Esta obra apresenta as ferramentas técnicas e metodológicas utilizadas nas práticas laboratoriais, que permitem aos estudantes realizar coberturas jornalísticas em diversos meios, incluindo impresso, revista, fotografia, televisão, rádio e ciberjornal.
Análise de Estruturas a partir do Princípio dos Trabalhos Virtuais. Volume 1: Método das Forças Simplificado e Método Clássico dos Deslocamentos
Organizador: Rafael Sousa
Resumo: A obra aborda fundamentos e métodos da Resistência dos Materiais aplicados à análise estrutural. Com uma progressão didática, apresenta conceitos de equilíbrio, deslocamentos e escalas de análise, além do Princípio dos Trabalhos Virtuais e sistemas real e virtual. Desenvolve técnicas para análise de estruturas isostáticas e hiperestáticas, introduzindo os Métodos das Forças e dos Deslocamentos, bem como tabelas essenciais para a determinação de coeficientes de rigidez e reações estruturais. O conteúdo é aplicado em elementos como vigas, treliças, grelhas e pórticos, complementado por exemplos numéricos disponíveis no apêndice.
Educação Especial em uma perspectiva Equitativa e Inclusiva
Organizadoras: Fernanda Malinosky Coelho da Rosa, Luciene Cléa da Silva, Milene Bartolomei Silva e Myrna Wolff Brachmann dos Santos
Resumo: Esta coletânea resulta de discussões sobre Educação Especial promovidas pelo “Curso de Aperfeiçoamento Educação Especial em uma Perspectiva Equitativa e Inclusiva”, realizado entre 2022 e 2023 para professores de escolas públicas de todo o Brasil. Originada de uma ação de extensão da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com apoio do Ministério da Educação, a obra reúne capítulos elaborados por docentes da UFMS e colaboradores de outras instituições. O material oferece reflexões atuais sobre Educação Especial, contribuindo para a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, pesquisadores e demais interessados na temática.
Impactos do Narguilé e dos Dispositivos Eletrônicos de Fumo Sobre a Condição Oral e Maxilofacial
Organizador: Rafael Ferreira
Resumo: Este e-book, elaborado por pesquisadores de Odontologia de diferentes estados brasileiros, aborda o crescente uso do narguilé e dispositivos eletrônicos de fumo, analisando suas implicações para a saúde bucal e maxilofacial. Dividido em 13 capítulos, o material detalha os impactos desses hábitos na saúde pública e individual, considerando aspectos históricos, culturais e os riscos específicos à cavidade oral. Destaca-se a ausência de regulamentação e a necessidade de políticas públicas eficazes para controle do consumo. A obra serve como um guia completo para profissionais da saúde e para o público em geral sobre os riscos associados a esses dispositivos.
Educação Permanente em Saúde: Uma Abordagem Interprofissional pelo Programa PET-Saúde/UFMS
Organizadores: Rafael Ferreira e Sandra Fogaça Rosa Ribeiro
Resumo: Esta coletânea reúne as atividades do Programa PET-Saúde da UFMS em Campo Grande, focadas na Atenção Primária à Saúde e na promoção da educação para Agentes Comunitários. Aborda temas como Diabetes, Deficiência Auditiva, Síndrome de Down e Transtornos do Espectro Autista, além das percepções dos graduandos envolvidos. O material contribui para o fortalecimento do SUS, beneficiando profissionais, gestores, acadêmicos e comunidade.
Roteiro Ilustrado de Histologia dos Animais Domésticos
Organizadores: Simone Bertozi de Souza Vasconcelos, Breno Braga Barros e Fabiane Mayumi Azevedo Kobayashi
Resumo: O roteiro ilustrado reúne imagens legendadas e descrições breves de fotomicrografias de lâminas histológicas dos sistemas corporais de animais domésticos. Destinado a complementar aulas práticas de Histologia dos Animais Domésticos nos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia, o material facilita a compreensão das lâminas observadas e possibilita a realização de desenhos esquemáticos comparativos. Funcionando também como atlas histológico, o e-book oferece fácil acesso ao conteúdo em dispositivos digitais, auxiliando o estudo em qualquer momento.
Veredas da Linguagem II: produção acadêmica nos cursos de Letras do CPAN/UFMS
Organizadores: Suzana Vinicia Mancilla Barreda, Regina Baruki-Fonseca e Dario Ferreira Sousa Neto
Resumo: A obra reúne estudos e vivências resultantes da formação acadêmica na graduação em Letras, abordando diversas linguagens que permeiam a formação docente. A obra explora temas como a relação entre teoria e prática, literatura e suas múltiplas dimensões, linguagem fílmica, ensino de línguas estrangeiras e contextos linguísticos marcados por fronteiras culturais e sociais. O objetivo é integrar diferentes perspectivas para enriquecer o repertório literário, linguístico, cultural e social, em diálogo com as demandas contemporâneas. Destinada especialmente à Educação Linguística, a coletânea contribui para a formação de educadores alinhados às necessidades atuais.
KALI HUTI LAMBARI – História Terena
Autor: Maioque Rodrigues Figueiredo
Resumo: Saberes Indígenas na Escola é uma ação voltada para a formação continuada de professores da educação escolar indígena, com foco nos anos iniciais da educação básica. O projeto oferece recursos didáticos e pedagógicos que respeitam a organização comunitária, o multilinguismo e a interculturalidade presentes nas comunidades indígenas. Além disso, apoia a elaboração de currículos, metodologias e processos avaliativos adequados aos processos de letramento, numeramento e conhecimentos indígenas, e incentiva pesquisas para a criação de materiais didáticos bilíngues e monolíngues, alinhados às especificidades sociolinguísticas da educação indígena.