O pensamento burguês no seminário de Olinda: 1800-1836

Categoria: Tag:

Descrição

Esta obra é uma importante referência para o estudo das origens da escola moderna no Brasil, contribuindo especialmente para a compreensão histórica dos colégios-seminários pombalinos, estabelecimentos escolares saídos das reformas da instrução pública, ocorridas em Portugal após a expulsão dos Jesuítas, em 1759. O colégio-seminário pombalino teve notável participação no processo de modernização burguesa do Reino, pois foi concebido, também, para realizar a função decisiva de preparar quadros, no interior do clero católico, visando levantar riquezas naturais do Reino, condição prévia de seu aproveitamento econômico. Acentue-se que, sob esse aspecto, esse tipo de escola ganhava destaque no Brasil, o território mais rico em recursos minerais, da flora e da fauna de todo império colonial lusitano. Daí a relevância de que se reveste a investigação das unidades escolares, florescidas no livro, durante o período. O seminário de Olinda é uma dessas escolas e o bispo Azeredo Coutinho é um dos focos de análise do livro.

Autor: Gilberto Luiz Alves

Ano: 1993