Lançamentos de livros na SBPC

Postado por: Lilian Aguilar Teixeira

 

 

 

 

 

 

 

 

A Editora da UFMS contará com um estande na 71ª Reunião Anual da SBPC , realizando o  lançamento de 04 livros:

Práticas docentes no ensino fundamental: pensar, sentir e agir os gêneros em sala de aula

Autores: Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento, Claudete Cameshi de Souza,  Solange de Carvalho Fortilli (organizadoras)

Lançamento: dia 22/7 às 14:00 horas

Como um dos resultados do Mestrado Profissional em Letras, responsável pela formação e titulação de um grande conjunto de professores de Língua Portuguesa da Educação Básica pública, essa obra reúne trabalhos sobre um dos ramos mais profícuos dos estudos linguísticos nos últimos tempos:  o estudo sobre os gêneros textuais. Elaboradas por acadêmicos e docentes da Unidade de Três Lagoas, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, as pesquisas apresentadas são frutos de intervenções conduzidas em salas de aula de ensino fundamental da cidade-sede e da região e mostram experiências exitosas de ensino de análise linguística a literatura. Os nove capítulos do livro revelam possibilidades de atividades que podem ser adaptadas a outras salas de aula e, ao mesmo tempo, evidenciam a solidez do Programa como caminho para a formação continuada de professores no Brasil.

 

História, Democracias e possibilidades do saber histórico

Autores: Henry Marcelo Martins da Silva, Renato Jales Silva Júnior, Luiz Carlos Bento (organizadores)

Lançamento: dia 24/7 às 14:00 horas

É fruto da interlocução de vários autores com seus objetos e práticas historiográficas, e em torno da reflexão acerca do papel da História para a construção de uma sociedade democrática. Os capítulos trazem contribuições pautadas sob diferentes perspectivas, com reflexões sobre diversos temas tais como a interdisciplinaridade e o conhecimento histórico, a História das mulheres e relações de gênero, a Comissão da Verdade e a História da ditadura militar, ensino de História, elites e movimentos sociais, dentre outros de fundamental importância para a interpretação do Brasil contemporâneo.

 

Toponímia- volume 1

Autora: Aparecida Negro Isquerdo (organizadora)

Lançamento: dia 25/7 às 14:00 horas

Este livro, o primeiro volume da coleção Toponímia, reúne trabalhos sobre os nomes de acidentes físicos (rios, lagoas, corixos, baías, cachoeiras, saltos…) e de povoados, vilas e cidades do Estado de Mato Grosso do Sul. Os textos focalizam a toponímia segundo diferentes abordagens que contemplam, desde a descrição dos nomes de lugares registrados nos mapas do IBGE, até propostas de cartografia e de diricionalização dos topônimos.

 

“Para fazer chorar as pedras”!

Autor: Evandro  Higa

Lançamento: dia 26/7 às 14:00 horas

 Sob esse oportuno título, um tanto enigmático mas instigante, Evandro Higa nos apresenta o seu segundo livro de investigação etnomusicológica, aclarando no sub-título que aborda guarânias e rasqueados em um Brasil fronteiriço, referindo-se a esses gêneros musicais no Mato Grosso do Sul, nas décadas de 1940 e 1950.

Compartilhe:
Veja também