Editora UFMS lança livro sobre estudos de gêneros textuais na 71º SBPC

Lançamento ocorre no primeiro dia de atividades da 71º SPBC, que ocorre pela primeira vez em Mato grosso do Sul

Ocorreu hoje, 22, o primeiro lançamento de livro da Editora UFMS na 71º Reunião Anual da SBPC. A obra  Práticas Docentes no Ensino Fundamental: pensar, sentir e agir os gêneros em sala de aula, teve em seu lançamento a participação das organizadoras Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento e Solange Fortilli. O livro, um compilado de diversos artigos que pesquisam e refletem sobre os gêneros textuais, se consolida como um dos resultados do Mestrado Profissional em Letras, responsável pela formação e titulação de um grande conjunto de professores de Língua Portuguesa da Educação Básica pública. A obra reúne trabalhos sobre gêneros textuais, um dos ramos mais profícuos dos estudos linguísticos nos últimos tempos, além de propor práticas e técnicas pedagógicas.

Organizadoras ressaltam a importância do Mestrado Profissional em letras em lançamento de livro

De acordo com a professora Solange Fortilli, uma das organizadoras e atual coordenadora do Mestrado Profissional de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o livro nasceu com o objetivo de reunir as primeiras pesquisas defendidas no Mestrado Profissional em Letras. “As pesquisas aqui publicadas reuniram a teoria e a prática. O acadêmico precisa aliar as teorias que ele vê na universidade na sala de aula. Então as dissertações fazem essa união. Os capítulos evidenciam isso no campo da literatura e também no campo da análise linguística”, conta Fortilli.

A professora ainda ressalta que a existência do Mestrado Profissional é uma resistência. Para ela, embora exista uma grande ausência de bolsas e condições materiais, o mestrado profissional para professores se mantém vivo graças a vontade dos professores que participam do programa e dos acadêmicos que se vinculam a ele.

No dia 24 acontece o lançamento do livro Histórias, Democracia e Possibilidades do Saber Histórico, outra coletânea de artigos organizados pelos professores Henry Marcelo Martins da Silva, Renato Jales Silva Junior e Luiz Carlos Bento . Já no dia 25 é a vez do livro Toponímia –  Volume 1, uma compilação que reúne trabalhos sobre os nomes de acidentes físicos (rios, lagoas, corixos, baías, cachoeiras, saltos…) e de povoados, vilas e cidades do Estado de Mato Grosso do Sul organizado por Aparecida Negri Isquerido. No penúltimo dia da SBPC, 26,  acontece o lançamento do livro Para fazer chorar as pedras, de autoria de Evandro Higa, investigação etnomusicológica, aclarando no subtítulo que aborda guarânias e rasqueados em um Brasil fronteiriço, referindo-se a esses gêneros musicais no Mato Grosso do Sul, nas décadas de 1940 e 1950.