Editora UFMS lança livro sobre estudos de gêneros textuais na 71º SBPC

Postado por: Caio Paula

Lançamento ocorre no primeiro dia de atividades da 71º SPBC, que ocorre pela primeira vez em Mato grosso do Sul

Ocorreu hoje, 22, o primeiro lançamento de livro da Editora UFMS na 71º Reunião Anual da SBPC. A obra  Práticas Docentes no Ensino Fundamental: pensar, sentir e agir os gêneros em sala de aula, teve em seu lançamento a participação das organizadoras Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento e Solange Fortilli. O livro, um compilado de diversos artigos que pesquisam e refletem sobre os gêneros textuais, se consolida como um dos resultados do Mestrado Profissional em Letras, responsável pela formação e titulação de um grande conjunto de professores de Língua Portuguesa da Educação Básica pública. A obra reúne trabalhos sobre gêneros textuais, um dos ramos mais profícuos dos estudos linguísticos nos últimos tempos, além de propor práticas e técnicas pedagógicas.

Organizadoras ressaltam a importância do Mestrado Profissional em letras em lançamento de livro

De acordo com a professora Solange Fortilli, uma das organizadoras e atual coordenadora do Mestrado Profissional de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o livro nasceu com o objetivo de reunir as primeiras pesquisas defendidas no Mestrado Profissional em Letras. “As pesquisas aqui publicadas reuniram a teoria e a prática. O acadêmico precisa aliar as teorias que ele vê na universidade na sala de aula. Então as dissertações fazem essa união. Os capítulos evidenciam isso no campo da literatura e também no campo da análise linguística”, conta Fortilli. 

A professora ainda ressalta que a existência do Mestrado Profissional é uma resistência. Para ela, embora exista uma grande ausência de bolsas e condições materiais, o mestrado profissional para professores se mantém vivo graças a vontade dos professores que participam do programa e dos acadêmicos que se vinculam a ele.

No dia 24 acontece o lançamento do livro Histórias, Democracia e Possibilidades do Saber Histórico, outra coletânea de artigos organizados pelos professores Henry Marcelo Martins da Silva, Renato Jales Silva Junior e Luiz Carlos Bento . Já no dia 25 é a vez do livro Toponímia –  Volume 1, uma compilação que reúne trabalhos sobre os nomes de acidentes físicos (rios, lagoas, corixos, baías, cachoeiras, saltos…) e de povoados, vilas e cidades do Estado de Mato Grosso do Sul organizado por Aparecida Negri Isquerido. No penúltimo dia da SBPC, 26,  acontece o lançamento do livro Para fazer chorar as pedras, de autoria de Evandro Higa, investigação etnomusicológica, aclarando no subtítulo que aborda guarânias e rasqueados em um Brasil fronteiriço, referindo-se a esses gêneros musicais no Mato Grosso do Sul, nas décadas de 1940 e 1950.

 

Compartilhe:
Veja também